A criação de conteúdo é uma maneira de levar sua mensagem para o mundo e criar uma visão sobre uma marca, produto ou serviço.
Para obter resultados, porém, precisa se conectar com seu público. E, para conseguir isso, você precisa entender de onde eles estão vindo e o que eles querem ver no seu perfil do Instagram, Facebook, Canal do Youtube ou até mesmo em um blog ou grupo de WhatsApp.
Você não precisa ter milhares de seguidores nas redes sociais para ganhar dinheiro, vou te mostrar diferentes formas de ganhar dinheiro através dos conteúdos que você já faz.
1) Faça Publiposts
O publipost ou post patrocinado, acontece quando uma marca propõe que blogueiros e pessoas que atuam com influência digital divulguem os produtos de sua marca nas redes sociais. Tudo isso, com algum tipo de custo, para criação do conteúdo.
O preço que cada publipost vai custar, varia de acordo com diversos fatores: seguidores, número de “views”, número de visualizações no caso do “youtube”, engajamento, nicho do conteúdo e nível de influência. Você poderá começar a criar conteúdos cobrando R$10,00 e ir aumentando conforme seus resultados começarem a melhorar e passar a cobrar até milhares de reais como influenciadores macro que podem chegar a cobrar até 600 mil por post.
2) Feche Permutas
Permuta é um tipo de negociação que envolve uma troca recíproca de serviços, bens, informações, entre outros. Ou seja, é um contrato bilateral que pode ser feito sem que haja a troca de dinheiro.
Esse tipo de monetização pode te ajudar a criar conteúdos interessantes para o seu público. Imagine o seguinte cenário:
Luciana é micro-influenciadora de moda. Certo dia, resolveu enviar uma proposta para uma loja de roupas, que acabara de abrir em sua cidade. Combinou com a responsável pela loja um bombo de divulgação em troca de 3 peças de roupas. Luciana pegaria essas três peças e criaria um Reels criativo para loja. Ambas poderiam usar esse conteúdo.
Ficou claro como funciona? Uma permuta sempre deve ser uma troca justa, então se atente a isso.
3) Participe de Programas de Social Selling
Social Selling é um modelo de negócio no qual você divulga links, produtos ou sites. E a cada venda efetuada, você ganha uma bonificação.
Esse tipo de monetização está ganhando cada vez mais espaço aqui no Brasil, pois pode ser o jeito mais rápido e escalável de monetizar seu conteúdo.
Nesse modelo geralmente você se cadastra em um programa de parceiros, cria uma loja personalizada com seu nome e suas fotos, e depois divulga em suas redes sociais a fim de gerar comissionamento por suas vendas.
No Flip.net, plataforma de social selling, você encontra diversos programas de parceiros que com certeza vão te ajudar a ganhar dinheiro com seus conteúdos.
Assista o vídeo abaixo para entender mais sobre como funciona um programa de parceiros:
Até a próxima edição.