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3 passos para se tornar um criador de conteúdo em 2022

2022-07-29T09:31:00-03:00

A criação de conteúdo é uma maneira de levar sua mensagem para o mundo e criar uma visão sobre uma marca, produto ou serviço. 

Para obter resultados, porém, precisa se conectar com seu público. E, para conseguir isso, você precisa entender de onde eles estão vindo e o que eles querem ver no seu perfil do Instagram, Facebook, Canal do Youtube ou até mesmo em um blog ou grupo de WhatsApp.

Então, para ser um criador de conteúdo de sucesso, você precisará saber muito mais do que simplesmente como tirar uma foto, escrever um post no blog ou capturar um vídeo. Você precisa acompanhar as tendências e saber pesquisar.

Identifique seu público

Saber quem é seu público-alvo é crucial para o sucesso do seu conteúdo. Um creator precisa de conteúdo relevante e inovador para despertar o interesse do público. No entanto, não basta somente chamar a atenção deles, você também precisará encontrar maneiras de mantê-lo interessado e engajado.

Escolha uma plataforma

A vantagem de usar as redes sociais é que eles já têm muitos usuários ativos. O Facebook por exemplo, conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos, E no YouTube é praticamente a mesma (1,5 bilhão de usuários), WhatsApp (com mais de 1 bilhão) e Instagram (com uma estimativa de 1 bilhão de usuários). Então, as mídias sociais são um bom lugar para começar, pois você já tem um público cativo.

Escolha uma ou duas plataformas, assim você poderá concentrar seus esforços e energia para fazer acontecer. Mas lembre-se de entender onde seu público está, afinal, não faz sentido usar o TikTok, se o seu público alvo for uma empresa.

Crie um plano de conteúdo

Um plano de conteúdo pode ser visto de alguma forma como um plano de negócios. Ele define vários cenários e como trabalhar através de cada um. O melhor de tudo, melhora a coordenação.  

Sugiro que você procure canais, páginas ou perfis que sejam parecidos com o que você quer se propor a fazer, e começar a reparar quais são os tipos de conteúdos, qual é a constância de postagens, e o que as pessoas tendem a engajar mais. Depois de fazer esse estudo, você pode começar a usar essas informações como referência para os seus conteúdos e criar uma calendário de posts onde você coloca o tema de cada poste em uma data no calendário e vai criando os conteúdos de acordo com esse cronograma.

No final do dia, há muitas maneiras de criar conteúdo, mas todas elas dependem dos mesmos princípios básicos. Conheça seu público-alvo, conheça a si mesmo, e estabeleça objetivos.