Olá pessoal! Como vocês estão?
Já faz algum tempo que não falamos sobre divulgação no WhatsApp, mas essa semana estava refletindo sobre novas maneiras de divulgar, e trouxe uma ideia muito MARA para compor a sua estratégia de divulgação no WhatsApp, e consequentemente aumentar suas vendas e engajamento com seus clientes.
A ideia é selecionar pessoas que já estão no seu WhatsApp, ou seguidores mais engajados do seu Instagram, e enviar uma mensagem perguntando se a pessoa gostaria de participar da sua lista de transmissão.
O que exatamente eu vou mandar para pessoa?
Você mandará aquilo que a pessoa mais se identifica. E por isso você terá que perguntar as suas preferências, por exemplo:
Se você faz parte de um programa onde os produtos que você divulga são roupas, é interessante perguntar aos seus contatos qual é o estilo que eles mais gostam, o tamanho, cores favoritas, assim você poderá enviar sugestões de peças que possam combinar com o seu cliente.
“Oi, aqui é a [NOME] da marca [NOME DA MARCA] ! Tudo bem com você?
O motivo do meu contato é que quero te pedir autorização para algo
muito especial!
Aqui no WhatsApp eu tenho uma lista de transmissão, onde
semanalmente mando novidades da minha loja e também condições
especiais para quem é VIP e está na minha lista.
Então quero te pedir autorização para enviar essas mensagens pra
você! Fique tranquila porque não é grupo! Rs
E para que meu atendimento a você seja o mais especial possível, se
quiser me passar o seu tamanho e que tipo de produtos você mais
gosta, vou te enviar apenas conteúdos que tem a ver com seu estilo!
Ahhh, para garantir que receberá todo o conteúdo VIP, não esqueça de
salvar o número do meu telefone nos seus contatos, combinado?”
Dica: Sempre que você encerrar uma mensagem mande uma pergunta, porque a pessoa que recebe pode ficar mais motivada a te responder, vai ser muito mais difícil a pessoa ignorar.
Outro ponto importante, é que se a pessoa não quiser participar não insista, não faça sem autorização porque pode ser muito inconveniente.
O que devo enviar depois que a pessoa já aceitou participar?
“Oi, quero te desejar boas vindas! Estou feliz que queira receber meus
conteúdos com dicas de estilo e também conteúdos e promoções VIPs
exclusivas!
Meu horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 18:00
horas.
Para que meu atendimento a você seja o mais especial possível, pode me
passar o seu tamanho e que tipo de produtos você mais gosta? Vestidos,
saias, blusas, calças, o que você geralmente mais procura?
Ahhh, para garantir que receberá todo o conteúdo VIP, não esqueça de salvar o
número do meu telefone nos seus contatos. Combinado?”
O cliente entrou em contato mas não fechou a compra, o que fazer?
“Oi [Nome do cliente], tudo bem?
Estou entrando em contato porque você mostrou interesse na peça X, ainda não concluiu sua compra.
Para te atender bem e melhorar a sua experiência de compra comigo, queria muito pedir a sua ajuda.
Por qual motivo você não concluiu sua compra?
1 – Na correria esqueci de pagar mas ainda quero o produto.
2- Prefiro outra forma de pagamento.
3- Achei o valor do produto caro e não quero mais.
4 – Achei o valor do frete caro e não quero mais o produto.
5 – Encontrei o produto mais barato em outra loja online.
6- Preferi comprar em uma loja física para experimentar.
7- Pensei melhor e não posso gastar esse dinheiro agora.
Sua ajuda é muito importante pra mim!”
Dica: Aqui você tem a chance de trabalhar a objeção, exemplo o cliente não fechou a compra porque o frete está caro, e você tem de repente um cupom de desconto onde o frete é grátis, você pode falar o seguinte para seu cliente “[Nome do Cliente] eu vi que você não está fechando a compra por conta do frete, eu esqueci de falar, mas eu tenho um cupom de desconto que te dá frete grátis, assim você consegue finalizar sua compra com esse descontão”.
Para finalizar é válido lembrar que já mostramos como criar uma lista de transmissão no WhatsApp, clique aqui para conferir!