Tenho certeza que você já ouviu falar de hashtag, mas apesar de ser algo muito comum, será que você está usando de forma correta?

Quem não quer fazer sua conta do Instagram se destacar dos outros perfis? Apresentar-se no topo pode parecer uma tarefa assustadora para a maioria das pessoas. No entanto, não é impossível.

Com uma boa estratégia aplicada é possível obter ótimos resultados. E as hashtags podem ser ótimos aliados. Se utilizado da forma correta você com certeza verá uma melhora significativa no alcance das suas publicações.

Para que servem as hashtags?

De forma simplificada as hashtags são como palavras-chave ou frases-chaves que estão relacionadas diretamente ou indiretamente com o conteúdo publicado. É um termo ou expressão antecedido pelo símbolo (#) utilizado nas redes sociais, e tem com o objetivo direcionar o usuário para uma página com publicações relacionadas com o tema.

As hashtags desempenham um papel muito importante em sua estratégia de marketing.. Essas hashtags são capazes de expandir seu público no Instagram, isso porque ao postar utilizando uma hashtag, seu post pode virar destaque na página da hashtag, e ser encontrado por pessoas que estão pesquisando esse termo.

Como utilizar as hashtags de forma correta?

Para uma boa performance de hashtag é necessário que seja utilizado um mix de hashtags de alta e principalmente de média densidade. Isso quer dizer que  você deve priorizar aquelas hashtags populares, mas que não sejam tão utilizadas assim. Ficou confuso? Deixa eu te explicar:

Hashtags que são muito utilizadas, com milhões de menções, são muito disputadas, isso quer dizer que várias pessoas vão utilizar ao mesmo tempo, e provavelmente a sua publicação vai se perder facilmente entre as outras. Já as hashtags com densidade média, são populares, mas são menos mencionadas que a de alta densidade, por tanto seu conteúdo pode ficar destacado no topo por mais tempo. 

Na imagem abaixo, você consegue ver dois exemplos, uma hashtag com alta densidade e uma com média densidade:

Observe que na primeira imagem são hashtags com alta densidade, com menções acima de 1 milhão, chegando até em mais de 35 milhões com o termo “marketing”.

Já na segunda imagem, é possível ver dois exemplos de hashtags de média densidade.

Posso utilizar hashtags de baixa densidade?

Claro, mas lembre-se: hashtags com pouca densidade são pouco buscadas pelos usuários. E isso quer dizer que dependendo do seu conteúdo pode não valer a pena introduzir. 

Veja abaixo um exemplo de hashtag de baixa densidade que provavelmente não valha a pena adicionar:

Como saber a densidade das hashtags do Instagram?

Existe mais de uma forma para saber qual é a densidade das hashtags relacionadas com o tema do seu post, uma delas é antes de fazer a publicação, que vai servir principalmente para quem gosta de planejar ou programar o post para que seja postado em uma determinada data e horário e existe a possibilidade de pesquisar as hashtags no momento em que você estiver escrevendo a legenda, antes de efetivar a publicação. Ambas são fáceis de fazer,  basta seguir o passo a passo:

Passo a passo para pesquisar a hashtags antes de fazer a publicação:

1) Entre no Instagram;

2) Clique no ícone de “lupa”

3) Escreva a hashtag que você deseja utilizar (não esqueça de utilizar o símbolo “#” antes do termo);

4) O Instagram vai abrir uma lista de termos relacionados com a quantidade de publicações da hashtags, depois é só anotar as hashtags que mais se adequam a sua estratégia e ao tema do seu post. 

 

Passo a passo para pesquisar a hashtags quando estiver finalizando a publicação:
1) Entre no Instagram;
2) Clique no ícone de “Nova Publicação” [+];
3) Siga o passo a passo para fazer a sua publicação normalmente;
4) Quando estiver na última etapa, antes de efetivar a sua publicação, escreva a hashtag que você gostaria de utilizar. O Instagram vai abrir uma lista de termos relacionados com a quantidade de publicações da hashtags;
5) Selecione as hashtags que você quer adicionar em sua legenda clicando em cima do termo.

Analise seus resultados

Agora que você já utilizou as hashtags, que tal ver como elas performaram?

Para fazer isso você precisará de uma conta profissional, caso ainda não tenha aprenda Como mudar minha conta pessoal do Instagram para profissional, além de conseguir ver a performance das hashtags, uma conta profissional permite o acesso a métricas de desempenho de todas as publicações feitas no feed e no stories, dados do seu público alvo como: gênero de seguidores, faixa etária e principais localizações. Além disso, é possível inserir botões de CTA (Call to Action) do seu contato por e-mail e WhatsApp e o melhor de tudo, impulsionar seus posts com anúncios pagos. 

Siga o passo a passo para ver a performance das hashtags utilizadas em seu post:

1) Abra o post na qual foi utilizado as hashtags;

2) Clique em “Ver Insigths”;

3) Deslize a tela até encontrar “Impressões” > “Nas hashtags”.

 

E aí, borá colocar em prática?