Como criadores de conteúdo, sabemos que existem as melhores práticas que devemos seguir para impulsionar nossos resultados, mas essas estratégias são muitas vezes colocadas em segundo plano à medida que nos concentramos em passar pelo nosso trabalho diário.
Os calendários editoriais provaram ser ferramentas inestimáveis que mantêm indivíduos pensando estrategicamente à medida que planejam seu conteúdo. Um calendário editorial detalhado permite planejar e organizar seus conteúdos ao longo de vários meses, dando-lhes tempo suficiente para ampliar seus esforços e apoiar iniciativas maiores.
Compilamos os três passos simples que você pode dar para criar um calendário editorial eficaz e iniciar um processo de conteúdo mais organizado.
Conteúdo
O que é um calendário editorial?
Os calendários editoriais são usados por creators para planejar conteúdos. Eles podem ser usados para gerenciar conteúdo em plataformas (blog, site, mídias sociais, etc.)
Os calendários editoriais são ferramentas úteis para planejar e executar uma estratégia de conteúdo de curto, médio e longo prazo. Com esse recurso é possível olhar para suas metas de marketing, e planejar os conteúdos para atingir essas metas ao longo de semanas ou até meses. O calendário editorial pode ajudar a determinar se seu conteúdo é uma mistura apropriada de topo, meio e fundo do funil.
Como é um calendário editorial?
Os calendários editoriais são normalmente uma planilha ou formato de calendário, os usuários incluem as diferentes informações de que precisam para a criação de conteúdo nas colunas superiores e ideias de conteúdo individual nas linhas. Isso permite que os creators adicionem notas detalhadas e facilmente personalizáveis com base nas informações descritas.
Como criar um calendário editorial?
A construção de um calendário editorial começa entendendo seu propósito e o que você pretende realizar com seu conteúdo. Em seguida, você pode escolher uma ferramenta e construir um calendário editorial que se encaixe nas necessidades do seu negócio. As considerações incluem a frequência com que você estará colaborando no calendário e o nível de detalhes que você deseja incluir.
Passo 1: Escolha uma ferramenta para criar seu calendário editorial:
O primeiro passo para criar um calendário editorial é decidir qual ferramenta você deseja usar. Existem muitas ferramentas disponíveis para a criação de calendários de conteúdo, que vão desde planilhas simples até softwares pagos feitos especificamente para esse fim. Aqui estão algumas opções para ferramentas de calendário editorial:
Faça um calendário editorial no Excel ou no Google Sheats:
Excel é um programa de planilhas que é acessível através do pacote Office 365. Este serviço pago tem um formato fácil de usar e é personalizável pelo usuário. Essa é uma boa opção para quem já utiliza o pacote Office 365. Mas se você não tem pode optar pelo Google Sheets, que é um programa gratuito de planilhas acessível através do Google Drive. Semelhante ao Excel, é personalizável e fácil de inserir dados. Os usuários que tiveram acesso à planilha podem colaborar simultaneamente.
Faça um calendário editorial no Trello:
O Trello é uma ferramenta que organiza tarefas com placas, listas e cartões. Está disponível em versões gratuitas e pagas. De acordo com o Trello, os membros da equipe podem criar listas em seu conselho como parte do fluxo de trabalho. Em seguida, você pode usar cartões dentro de cada lista para fazer tarefas e atribuí-las a diferentes membros da equipe.
Passo 2: Adicione elementos em seu calendário editorial:
Depois de selecionar sua ferramenta, é hora de construir seu calendário editorial com os diferentes elementos que comunicarão que tipo de conteúdo você está criando e quem é responsável por ela. Esta é a sua oportunidade de personalizar o calendário de uma forma que funcione para o fluxo de trabalho do seu negócio e da equipe.
Alguns elementos que você pode querer adicionar ao seu calendário editorial incluem:
- Estágio do funil;
- Tipo de conteúdo,
- Palavra-chave tópico
- Esboço/visão geral do conteúdo
- Mídia
- Data de criação e postagem
Passo 3. Comece a preencher seu calendário editorial:
Depois de adicionar as seções que você precisa ao seu calendário editorial, é hora de preenchê-lo com ideias de conteúdo.
Lembre-se de misturar as etapas do funil que você está mirando, e considere os diferentes tipos de clientes que você deseja alcançar.
Depois de adicionar as seções que você precisa ao seu calendário editorial, é hora de preenchê-lo com ideias de conteúdo.
Tire o máximo de seu calendário editorial.
Se você está ou não usando regularmente um calendário editorial ou fez dele uma resolução para o novo ano, é um esforço que fornece grandes retornos em pouco esforço. Ao investir o tempo para criar um calendário editorial aprofundado, você pode configurar uma estratégia de conteúdo de longo prazo que visa seus visitantes ao longo de cada passo de sua jornada.
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