Num universo tão disputado como o da criação de conteúdo, destacam-se aqueles que conseguem usar sua autenticidade para se conectar com o público e prosperam os que entendem como converter conteúdo em monetização.

Além disso, para ter sucesso ao fazer parcerias com marcas, é fundamental compreender que o processo não se resume a apenas um post. Esse é um mercado de ganha-ganha. Assim como os criadores de conteúdo ou influenciadores veem diversas portas se abrirem através de parcerias com marcas, o mesmo acontece do outro lado.

Mesmo que bons conteúdos possam atrair marcas, os resultados sempre falam mais alto. Afinal, contra fatos não há argumentos. Portanto, é importante prestar atenção aos resultados das parcerias com marcas: gerar vendas, levar pessoas ao site da marca ou conseguir mais seguidores nas redes sociais da marca são métricas essenciais.

A Importância da Organização

Ter conteúdos de qualidade é crucial para chamar a atenção de marcas e novos seguidores. No entanto, é igualmente importante considerar o que as pessoas pensam ao visitar o perfil de um criador de conteúdo. Um perfil bem organizado pode fazer com que os curiosos deem uma chance ao conteúdo e, quem sabe, decidam acompanhar.

Ter informações organizadas e bem dispostas no perfil direciona a atenção das pessoas para o que é relevante e importante. Um perfil organizado pode aumentar significativamente a taxa de retenção e engajamento dos visitantes.

Exemplo de perfil desorganizado:
Informações dispersas, sem uma bio clara, destaques sem um propósito definido e um feed sem coerência.

Exemplo de perfil organizado:
Bio clara e concisa, destaques informativos e bem organizados, e um feed que segue uma linha temática consistente.

Arrumando a Bio

A bio é o primeiro contato que qualquer pessoa tem ao acessar um perfil. Por isso, ela precisa ser resumida e clara, de forma que faça com que as pessoas compreendam do que se trata o perfil e o que vão encontrar nele.

Exemplo de bio:

  • Título: Maria | ugc creator.
  • Descrição: “Crio conteúdos transformadores para marcas autênticas.”
  • Chamada para ação: “Cupons de desconto no link abaixo.”

Usar ferramentas como o Linktree para reunir todas as informações em um único link é uma boa prática.

Organizando Destaques

Os destaques devem conter as principais informações que um novo seguidor precisa saber sobre o criador e seu trabalho.

Exemplos de destaques:

  • Produtos divulgados.
  • História e serviços oferecidos.
  • Opiniões dos seguidores sobre os produtos divulgados.
  • Bastidores do trabalho.
  • Conteúdos relacionados ao nicho (moda, esportes, etc.).

Essas ações simples facilitam a compreensão das pessoas sobre o trabalho do criador e os conteúdos gerados.

Feed e Frequência de Posts

Planejar a criação de conteúdos de maneira realista é essencial. É importante entender quanto tempo está disponível para criar conteúdos, quais dias da semana são dedicados a isso e em que momento desses dias as gravações podem ser feitas.

Definir metas claras para o perfil e entender o nicho e as preferências do público são passos fundamentais para manter a constância e a qualidade das postagens. Investir em equipamentos básicos, como iluminação e captação de áudio, também faz diferença no resultado final.

A autenticidade é crucial. Reproduzir apenas trends pode reduzir a identificação das marcas com o perfil. É importante equilibrar conteúdos autênticos e tendências para manter o interesse do público e das marcas.

Dores e Desejos do Público

Conectar-se com a audiência e entender suas dores e desejos é essencial para criar conteúdos que ganhem atenção. É importante pesquisar e interagir com o público para descobrir essas informações.

Perguntas a se fazer:

  • Qual é o maior desejo das pessoas que seguem o conteúdo?
  • Qual a maior dificuldade ou dor que elas sentem em relação ao nicho?
  • O que leva elas a quererem comprar algum tipo de produto?
  • Por que elas deveriam confiar no que está sendo dito?

Criando o Media Kit

O Media Kit é basicamente o portfólio do influenciador/criador de conteúdo/blogueiro. Ele é um documento que traz informações sobre quem é o criador, contato, público-alvo, região, segmento e, principalmente, números.

Informações que devem constar:

  • Números de alcance, engajamento, seguidores nas redes sociais.
  • Porcentagem de público de cada sexo.
  • Cases de sucesso.

Para criar o Media Kit, recomenda-se usar o Canva. É possível fazer isso no formato de PDF ou até mesmo criar um site por lá e adaptar para colocar informações e conteúdos.

Como conseguir conteúdos para colocar no meu media kit?

Para isso, você não precisa esperar fazer parceria com as marcas. Use o que você tem ao seu dispor em casa e crie conteúdos espontâneos recomendando genuinamente produtos que você já tem e usa.

No caso de querer um cupom para divulgar para seus seguidores na hora de compartilhar seu conteúdo, o Flip.net é a maneira perfeita de conseguir isso. O Flipnet é uma plataforma que conecta criadores de conteúdo à marcas. Ao se cadastrar em nossa plataforma e ser aprovado, você já ganha um link personalizado e um cupom de desconto para compartilhar.

E não acaba aí! Você ainda recebe um percentual de todas as vendas que acontecem pelo seu link exclusivo ou cupom de desconto. Por isso é uma ótima maneira para começar a sua jornada já monetizando desde o começo.

Resultados

É essencial estar atento às métricas relacionadas à conversão, como vendas geradas pelo conteúdo e acessos ao site. Estas métricas diferenciam o criador no meio de milhares de outros criadores de conteúdo.

Solicitar que as marcas compartilhem os resultados ao final da ação ajuda a preencher o media kit com informações ricas e interessantes para futuras parcerias.

E claro, não se esqueça de compartilhar as métricas e resultados do seu perfil e de alguns dos seus melhores conteúdos.