Um funil de vendas, que vai desde a descoberta da marca em estágio inicial até a compra final, representa a jornada do cliente. A maioria das empresas usa o funil para acompanhar as etapas da venda, ajustando estratégias e métodos de marketing em resposta aos seus comportamentos.
Um funil de vendas bem definido ajuda você a entender o conhecimento e interesse de seus possíveis clientes em seus produtos ou serviços em vários pontos da jornada de compra. Rastrear isso cuidadosamente pode ajudá-lo a determinar como cada possível cliente deve ser abordado, quais produtos/serviços são melhores para um pitch de vendas e quais mensagens você deve usar para fechar o negócio.
Conteúdo
Quais são as etapas do funil de vendas?
O funil de vendas é dividido em três etapas: topo, meio e fundo.
Topo do funil: Descoberta e aprendizado.
O topo é conhecido como a etapa da consciência, pois até aqui a pessoa era indiferente à sua própria necessidade ou problema.
Ela não buscava nenhum produto porque desconhecia que tinha essa demanda. No primeiro contato com você, ela compreende que existe realmente essa necessidade e começa a estudar sobre.
Meio do funil: Reconhecimento do problema e Consideração de solução
O marco que define a passagem da primeira etapa para a segunda é o reconhecimento do problema.
O visitante já leu bastante sobre o assunto e admitiu que realmente tem uma demanda. Agora, ele busca por maneiras de saná-la e é seu papel apresentar dicas e técnicas que possam ajudá-lo.
Fundo do funil — A decisão de compra
Por fim, estamos lidando com pessoas que passaram por todo o processo de educação e estão prontas para efetivarem as compras.
Levando para prática:
Se para entender melhor esse processo é importante ressaltar que todos os seus clientes vão passar por esse processo, conscientemente ou inconscientemente. E esse processo pode começar agora mesmo por você.
Exemplo:
Imagine a seguinte situação: Maria é micro influenciadora digital de moda, muito antenada percebeu que as jaquetas puffers começaram a fazer sucesso nos Estados Unidos, pensando no mercado brasileiro que ainda está começando a descobrir a Jaqueta Puffer, resolveu comprar uma e gravar um vídeo, e foi postado no Reels no Instagram.
A Luísa, seguidora da Maria, assistiu o Reels e gostou dessa nova tendência, e resolveu até entrar no perfil da Maria para ver se tinha mais fotos com essa Jaqueta. E encontrou várias combinações legais.
Passou mais alguns dias e a Luísa já não estava lembrando tanto da jaqueta, até que a Maria postou um novo vídeo no stories falando que muita gente estava perguntando da jaqueta, então ela resolveu procurar uma loja brasileira que vendesse a jaqueta e disponibilizou o link para compra, Luísa viu que mais pessoas estavam querendo comprar, e resolveu se apressar para finalizar a compra, afinal poderia acabar logo.
Consegue perceber que a Maria ajudou a Luísa a passar por todo o funil, e no final ela efetuou a compra?
É exatamente isso que você precisa fazer com seu possível cliente.