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Como o funil de vendas pode te ajudar a vender?

2022-08-10T11:21:05-03:00

Um funil de vendas, que vai desde a descoberta da marca em estágio inicial até a compra final, representa a jornada do cliente. A maioria das empresas usa o funil para acompanhar as etapas da venda, ajustando estratégias e métodos de marketing em resposta aos seus comportamentos.

Um funil de vendas bem definido ajuda você a entender o conhecimento e interesse de seus possíveis clientes em seus produtos ou serviços em vários pontos da jornada de compra. Rastrear isso cuidadosamente pode ajudá-lo a determinar como cada possível cliente deve ser abordado, quais produtos/serviços são melhores para um pitch de vendas e quais mensagens você deve usar para fechar o negócio.

Quais são as etapas do funil de vendas?

O funil de vendas é dividido em três etapas: topo, meio e fundo. 

Topo do funil: Descoberta e aprendizado.

O topo é conhecido como a etapa da consciência, pois até aqui a pessoa era indiferente à sua própria necessidade ou problema.

Ela não buscava nenhum produto porque desconhecia que tinha essa demanda. No primeiro contato com você, ela compreende que existe realmente essa necessidade e começa a estudar sobre. 

Meio do funil: Reconhecimento do problema e Consideração de solução

O marco que define a passagem da primeira etapa para a segunda é o reconhecimento do problema.

O visitante já leu bastante sobre o assunto e admitiu que realmente tem uma demanda. Agora, ele busca por maneiras de saná-la e é seu papel apresentar dicas e técnicas que possam ajudá-lo.

Fundo do funil — A decisão de compra

Por fim, estamos lidando com pessoas que passaram por todo o processo de educação e estão prontas para efetivarem as compras. 

Levando para prática: 

Se para entender melhor esse processo é importante ressaltar que todos os seus clientes vão passar por esse processo, conscientemente ou inconscientemente. E esse processo pode começar agora mesmo por você.

Exemplo:

Imagine a seguinte situação: Maria é micro influenciadora digital de moda, muito antenada percebeu que as jaquetas puffers começaram a fazer sucesso nos Estados Unidos, pensando no mercado brasileiro que ainda está começando a descobrir a Jaqueta Puffer, resolveu comprar uma e gravar um vídeo, e foi postado no Reels no Instagram. 

A Luísa, seguidora da Maria, assistiu o Reels e gostou dessa nova tendência, e resolveu até entrar no perfil da Maria para ver se tinha mais fotos com essa Jaqueta. E encontrou várias combinações legais.

Passou mais alguns dias e a Luísa já não estava lembrando tanto da jaqueta, até que a Maria postou um novo vídeo no stories falando que muita gente estava perguntando da jaqueta, então ela resolveu procurar uma loja brasileira que vendesse a jaqueta e disponibilizou o link para compra, Luísa viu que mais pessoas estavam querendo comprar, e resolveu se apressar para finalizar a compra, afinal poderia acabar logo. 

Consegue perceber que a Maria ajudou a Luísa a passar por todo o funil, e no final ela efetuou a compra? 

É exatamente isso que você precisa fazer com seu possível cliente.