Se você tem uma empresa, o WhatsApp também é um ótimo meio para gerar negócios, vendas, relacionamento com cliente ou suporte. Mas e se você não tem um e-commerce, negócio ou produtos próprios, será que ainda assim existe uma oportunidade de ganho no WhatsApp?
Este artigo discutirá exatamente isso, uma oportunidade inexplorada por boa parte das pessoas, a de indicar e vender produtos de terceiros dentro do WhatsApp. Você não precisa ter produtos seus ou um CNPJ começar a ganhar dinheiro com WhatsApp. Ensinaremos como você pode criar o seu catálogo de produtos no WhatsApp com produtos de terceiros, cadastrando-se na plataforma Flip.net.
O Flip.net é gratuito e sem pegadinhas!
Você também precisará de um WhatsApp Business para seguir com este artigo.
Conteúdo
O que é a plataforma Flip.net?
O Flip.net é uma plataforma gratuita que ajuda pessoas a terem uma renda extra, enquanto aprendem técnicas de vendas respeitando cada perfil pessoal. Quem normalmente adere ao Flip.net:
- Geradores de conteúdo que desejam monetizar sua rede ao mesmo tempo que aprendem técnicas para gerar conversão;
- Empreendedores que desejam ter a liberdade de um negócio próprio com baixo investimento e baixo risco, focando mais no marketing e vendas do que nas dificuldades do operacional da venda;
- Pessoas que fazem venda por relacionamento, como consultores ou revendedores, que não querem ter estoque e que querem ganhar dinheiro com produtos de terceiros;
- Sites de cuponagem e afiliados pessoas que entendem os benefícios de indicar produtos de terceiros e fizeram disso um negócio;
- Estudantes de marketing: muitas vezes é difícil conseguir a primeira experiência com marketing digital. Com o Flip.net é possível ter uma experiência 100% hands on conhecendo técnicas básicas e sofisticadas, como por exemplo: Google Analytics, Google Tag Manager, Campanhas pagas.
Criando o WhatsApp Business
Note que, para habilitar o seu catálogo no WhatsApp, é premissa que você faça a atualização para o WhatsApp Business. Consulte a referência original do WhatsApp Business neste vídeo.
Para instalar o aplicativo em seu celular é bem simples: Abra a Play Store (Aparelho Android) ou Apple Store (Aparelho Iphone) -> Pesquise por “WhatsApp Business” -> Clique em baixar/download.
Abra o aplicativo e cadastre seu número comercial. Confirme o código que o Whatsapp envia por SMS. Se for um número antigo do WhatsApp, restaure o backup (opcional). Insira o nome comercial e selecione “outros serviços”.
Confira o exemplo abaixo:
Note que o processo não vai te obrigar a digitar CNPJ ou qualquer outro dado de validação, dessa forma você pode usar o WhatsApp Business mesmo sem ter uma empresa em aberto.
Após se cadastrar, o seu perfil aparecerá como o exemplo abaixo.
Para acessá-lo é bem simples, basta clicar na opção “Ferramentas” na barra inferior do seu aplicativo.
Para configurar o seu perfil comercial: Toque em “Mais opções-> Configurações ->Toque no nome da empresa.
Após finalizar suas edições no perfil, é fundamental que você clique no botão “salvar” para que todas as alterações de fato sejam salvas.
Obtendo os produtos no Flip.net
O primeiro passo é acessar o site – https://go.flip.net.br/flipnet/login. Nele, aparecerá uma tela de login, caso não tenha uma conta cadastrada, você selecionará a opção “Criar uma conta”.
Se você ainda não for cadastrado na plataforma ou tiver dúvidas no processo, consulte os tutoriais internos da plataforma.
Como acessar os produtos disponíveis e “Meus Favoritos”
Uma vez que você tenha se cadastrado e sido aprovado pela marca, clique no menu à esquerda “Meus Favoritos”, a seguinte tela aparecerá. Note que os produtos vão variar de acordo com a marca que você estiver acessando.
Esses serão os produtos disponíveis para serem incluídos no seu catálogo.
Obtendo o link do produto
Digite na barra disponível abaixo de “Produtos” e “Meus favoritos” o produto que você deseja inserir no catálogo do seu WhatsApp. Para exemplificar, nós buscamos pelo produto “Batom”, e esse foi o resultado da pesquisa na plataforma.
Como copiar o link do produto
Agora clique no ícone de link que aparece na parte inferior de cada produto:
Clique na opção “Copiar o link”, e ele será copiado diretamente para a sua área de transferência.
Acessando o site para baixar a imagem do produto
Após conseguir o link do produto, você irá colar o link no seu navegador para fazer o download da imagem a ser inserida no catálogo, e esse é um processo simples. Após ter clicado no link, é aberto o e-commerce da marca:
Fazendo o download da imagem
Faça o download da imagem clicando na mesma e pressionando até o pop-up abaixo aparecer. Selecione “fazer o download da imagem” e pronto. Após o download ser concluído, você poderá adicioná-lo ao seu catálogo.
Por fim, repita o processo de cópia do link e download de imagem para todos os produtos que for adicionar ao seu catálogo do WhatsApp Business.
Achou difícil? O Flip.net tem um canal para ajudar você a criar ao seu catálogo Flip no WhatsApp, entre em contato por meio do e-mail suporte@flip.net.br informando seu id de parceiro (que aparece no topo superior direito) e seu contato, que responderemos por e-mail ou entraremos em contato por WhatsApp. |
Cadastrando seu primeiro produto no WhatsApp
Para cadastrar os produtos em seu catálogo, siga o tutorial abaixo.
Acessando o catálogo
Abra o Whatsapp Business, o primeiro passo é ir até a aba “Ferramentas”, e então clique em “Catálogo – exiba produtos e serviços”. Assim, você terá acesso a todas as funcionalidades do catálogo.
Adicionando um novo produto no catálogo
Após acessar o catálogo, abrirá uma página com uma caixa quadrada e um símbolo de mais dentro, escrito “adicionar item”. Nela, você poderá adicionar:
- O nome do produto;
- O preço;
- A descrição do produto;
- Link para o produto;
- Código do item.
Ao finalizar, é só clicar na opção salvar, no canto superior direito.
Observação: É importante ressaltar que os produtos só aparecerão como disponíveis em seu catálogo com a aprovação do Meta, após a certificação que os produtos se encontram dentro das regras do aplicativo.
Produto reprovado: o que fazer?
Caso o produto não seja aprovado, no local do relógio verde aparecerá uma exclamação vermelha❗, bem ao lado da imagem. Nesse caso, se você acreditar que o produto tenha sido recusado incorretamente, você poderá contestar. Para isso:
- Clique no produto recusado;
- Clique em “solicitar outra análise”;
- Informe o motivo da contestação;
- Clique em “Continuar”.
Note que algumas categorias de produto (clique aqui para conhecer quais categorias) não podem ser utilizadas no catálogo. Também é prerrogativa do WhatsApp a qualquer momento barrar um produto sem prévia explicação.
Manutenção
Editar informações de produtos
Selecione o produto que deseja alterar sua informação -> clique no botão verde com um lápis dentro, localizado no canto inferior direito. -> Altere as informações necessárias e clique em “Salvar”.
É importante destacar que, após essa alteração ser realizada, o produto voltará ao estado de análise antes de aparecer como disponível com as novas alterações para seus clientes.
Apagando produtos do catálogo
Existem duas maneiras de apagar produtos em seu catálogo:
- Deslize o produto que você deseja apagar para a esquerda e, em seguida, toque em Apagar > Apagar.
- Ou, se preferir, selecione o produto desejado em seu catálogo -> Clique no ícone localizado no canto superior direito -> Selecione a segunda opção na caixinha que aparecerá “Apagar” -> Selecione apagar novamente.
Ocultando produtos do catálog
Toque em um produto ou serviço. Em seguida, toque no ícone > Editar. -> Selecione a opção “Ocultar este item”. ->Toque em Salvar.
Ou, se preferir, deslize para a esquerda o item que você deseja ocultar na seção Gerenciar catálogo e, em seguida, toque em Ocultar > Ocultar.
Observação: os itens ocultos continuam sendo exibidos na seção “Gerenciar catálogo”, com o ícone sobre a imagem do item. Na página de detalhes do produto, um aviso será exibido indicando que o item está oculto.
Retirando a ocultação do produto no catálogo
Existem duas formas de desativar a opção de “ocultar produto em seu catálogo”:
- Toque em um produto ou serviço oculto -> toque no ícone -> Editar. -> Desmarque a opção Ocultar este item. -> Toque em Salvar.
- Ou, se preferir: deslize para a esquerda o item que você deseja exibir na seção Gerenciar catálogo e, em seguida, toque em Mostrar > Mostrar.
Técnicas de divulgação
Criar o catálogo de produtos normalmente não traz um grande benefício em conversões, isso porque raramente as pessoas vão acessar o seu catálogo se não existir um estímulo direto seu.
Por isso, ensinamos algumas técnicas de divulgação que podem ser matadoras. Os marketeiros há tempos usam gatilhos mentais para fazer você, como consumidor, comprar o produto deles.
O bacana disso é que você também pode usar esses mesmos gatilhos na venda dos produtos e lucrar com isso.
No Whatsapp, você pode usar vários gatilhos mentais que fazem as pessoas interagirem com a empresa
Gatilho 1 – Lembrei de você
Sabe aquela pessoa próxima que você sempre vê usando uma determinada roupa, make ou sabe uma particularidade dela que faz você ver um produto e dar match. Você pode usar essas técnicas aqui:
“A marca colocou esses produtos como coleção da pisciana, acha que combina com você?” E junto mandar o link dos produtos que você escolheu.
“Não sei se vocês sabem, mas sou parceira da marca de vinhos X. Lembrei de você falando da sua e separei uma pesquisa de vinhos”
“Separei uma coleção de peças vermelhas, para você, o que achou?”
Gatilho 2 – Gatilhos de escassez
O gatilho de escassez gera um senso de urgência na pessoa que estimula a sua decisão de compra. Como por exemplo:
”Este produto está numa promoção matadora, e com meu cupom fica ainda mais barato. Restam poucas peças no estoque!”
”Este produto é exclusivo para as parceiras da marca, e a promoção dura só até amanhã.”
Gatilho 3 – Novidade
“Galera estou trabalhando com a divulgação de produtos da marca X. Para quem tiver interesse e queira garantir com um desconto ótimo, clica nos links abaixo e confira!”
Gatilho 4 – Datas festivas
Criar calendário, e baseado nisso trazer um produto que tenha relação com a data para seu amigo ou amiga.
Divulgação
Alterando seu Status
Apesar de ter um impacto baixo, a divulgação de produtos disponíveis em seu catálogo também pode ser realizada nos status do seu WhatsApp Business. É possível postar status mostrando os produtos, tanto em foto como vídeos, seja de demonstração ou o produto colocado em prática, sempre divulgando junto de seu link ou cupom.
Lista de transmissão
A lista de transmissão tem como principal objetivo o envio de mensagens individualmente, algo mais privativo e focado em uma comunicação mais unilateral, como para divulgar informativos relevantes, atualizações, anúncios ou promoções. É excelente para manter uma sensação de personalização e individualidade.
No entanto, para que essas mensagens cheguem até o cliente, é necessário que ele tenha o seu número salvo, e que você tenha permissão dele para enviar esse tipo de mensagem.
Divulgação em grupos
A vantagem de se criar um grupo com clientes é quando a interação é a chave. Algumas opções para fazer com que o grupo tenha uma interação direta com a marca e produtos, mas sem perder a oportunidade de divulgação:
- Dê oportunidade de interação para os seus clientes, seja por meio de comentários sobre produtos, recomendações relacionadas ao que você divulga ou mesmo feedbacks de seus produtos;
- Envie ofertas e promoções;
- Compartilhe link de novidades;
- Sempre que for divulgar algo, envie diretamente o seu link e/ou cupom, ao invés de compartilhar diversos vídeos ou fotos.
- Não envie diversas mensagens de uma só vez
Diferença entre divulgação em lista de transmissão e grupo
Divulgação do link do catálogo em outras redes sociais
Existe também a possibilidade de divulgar diretamente o link do seu catálogo para clientes ou em outras plataformas de redes sociais. Dessa forma, você facilita que as pessoas encontrem produtos que estão diretamente linkados com o seu perfil e link de divulgação, sem perder vendas.
Para copiar o link do seu catálogo, basta acessá-lo como ensinado anteriormente, e clicar na opção “Compartilhar link”. Você poderá compartilhar o link do seu catálogo diretamente no WhatsApp, ou copiá-lo para divulgar em outros canais.
Além disso, esse engajamento pode ser ótimo para a rede social em questão, além da possibilidade de avaliar como está o acesso aos seus produtos e links por meio das estatísticas do WhatsApp Business, que pode ser acompanhada na aba de “Ferramentas”.