Um gerente de contabilidade tem um bom dinheiro economizado. Com essa grana ele decide criar o e-commerce. Essa é mais uma história de sucesso?! Pasmem, 3 meses depois, ele estava sem dinheiro, sem e-commerce e com um estoque de produtos encalhados. Esta história lhe parece familiar, com algumas variações de nome e cenário? Este post sugere um caminho alternativo para você, empreendedor digital, que deseja prosperar e ganhar dinheiro online.

A história de Jony

Jony é um gerente de contabilidade que, após 20 anos de trabalho, juntou suas economias de cerca de R$ 130.000,00 e decidiu montar um e-commerce. A ideia chegou por conta de uma reportagem que ele leu explicando que as vendas no e-commerce estavam subindo 30% ao ano. Esse número impressionou Jony que entendeu que seria um bom investimento criar um e-commerce. Para isso contratou uma consultoria técnica para lidar com as demandas do negócio. A consultoria o auxiliou na escolha da plataforma ideal, na criação do layout da loja, na definição dos produtos a serem vendidos e na implementação de estratégias de marketing digital.

Com a loja virtual pronta e funcionando, Jony se deparou com a necessidade de gerenciar o dia a dia do negócio. Tarefas como logística, atendimento ao cliente, gestão de estoque e controle financeiro se tornaram parte da sua rotina. Apesar dos desafios, a paixão pelo projeto e a dedicação em oferecer um bom serviço aos seus clientes o impulsionavam.

A grande falha!

Contudo, infelizmente Jony perdeu em cerca de 6 meses todas as suas economias e seu e-commerce quebrou…Por mais que ele tivesse se esforçado e tentado trazer o melhor time dentro das suas possibilidades.

Note:

130 mil reais parece muito dinheiro para pessoa física, mas se você vai montar um e-commerce note que você ‘briga’ com empresas bilionárias.

Raio X do erro

Como Jony pode ter perdido tanto dinheiro em tão pouco tempo?

Vamos fazer um raio X do erro. 

  • Compras erradas: Jony teve uma série de produtos encalhados, ele nunca tinha vendido no varejo e sobraram sapatos de tamanho 38 masculino e faltaram sapatos de tamanho 41. Como seu capital de giro era baixo, não conseguia acompanhar novas coleções e tendências.
  • Escalabilidade Operacional: Jony não tinha  ideia do esforço operacional que exige o processo de e-commerce. Ele tinha que  pegar cada produto, embalar, definir frete, despachar. Os custos operacionais para escalar são muito altos
  • Processos complementares: um e-commerce exige uma série de processos secundários, como o processo de “produção de produtos” que visa levantar a partir da ficha técnica do produto, uma descrição amistosa para o cliente final. Além disso, é necessário muitas vezes talento em fotografia para coletar uma nova percepção do produto
  • Custos de marketing e divulgação: Além da pouca experiência no e-commerce em si, Jony tinha pouca experiência em marketing digital e divulgação. Dessa forma, sua verba era rapidamente ‘queimada’ sem gerar o resultado esperado.
  • Concorrência com grandes players: não importava o horário que Jony procurasse um produto seu na web, sempre apareciam os produtos dos grandes e-commerces

Isso sem falar em custos de manutenção de plataforma e outros profissionais envolvidos no processo.

Falamos pouco da concorrência, que acaba tendo 130 mil reais (a verba total do Jony para o projeto) sendo usada em poucos minutos em uma campanha de mídia paga (verbas milionárias!).

Infelizmente o e-commerce gastou mais de 130 mil reais e rapidamente tudo foi por água abaixo.

O que é DropShipping?

É um modelo de negócio inovador onde você, o lojista, atua como um elo entre o cliente e o fornecedor. Quando um cliente faz um pedido na sua loja, você repassa o pedido para o fornecedor, que é o responsável por:

  1. Separar o produto
  2. Embalar
  3. Enviar diretamente para o cliente

Vantagens do DropShipping.

No dropshipping, ao contrário do e-commerce tradicional, você não precisa manter estoque próprio, o que reduz significativamente a necessidade de investimento e a complexidade da gestão.

Algumas empresas permitem que você inicie como pessoa física (CPF) antes de abrir uma Microempreendedor Individual (MEI).

O dropshipping permite acessar empresas chinesas com preços altamente competitivos, o que aumenta sua margem de lucro.

Os problemas do Dropshipping.

No entanto, Jony ainda precisava adicionar os produtos dos parceiros em sua loja virtual, o que demandava tempo e esforço para criar descrições atrativas e fotos de alta qualidade.

Além disso, Jony tinha que conciliar seu trabalho com o atendimento aos fornecedores chineses, o que implicava em ficar acordado até tarde devido ao fuso horário.

Outro problema, ainda mais sério, surgiu: o fornecedor chinês enviou um lote com produtos errados, o que resultou em devoluções por parte dos clientes.

O grande problema foi que Jony já havia pago o fornecedor à vista e, mesmo assim, teve que reembolsar cada cliente, sofrendo um grande prejuízo.

Conhece o direito de arrependimento no e-commerce

A Lei do Arrependimento garante que você pode devolver um produto comprado online em até 7 dias após o recebimento. O produto deve estar em perfeito estado e com a embalagem original. O frete de devolução é por conta do consumidor, exceto em caso de produtos com defeito.

Alguns detalhes:

  • Não se aplica a produtos digitais.
  • Varejistas podem oferecer prazos maiores que 7 dias.
  • Consulte o CDC ou Procon em caso de dúvidas.

Dicas:

  • Leia a descrição do produto e as políticas de troca e devolução da loja.
  • Guarde a nota fiscal e a embalagem original.
  • Em caso de dúvidas, entre em contato com o SAC da loja.

Usando o dropshipping com fornecedores nacionais

Diante disso, Jony decidiu tentar novamente. Ele substituiu o fornecedor chinês por um nacional, o que simplificou a logística e proporcionou um prazo maior de pagamento. As vendas começaram a fluir, mas um novo problema surgiu: Jony teve que arcar com os custos de chargebacks, que são estornos de pagamento realizados em casos de fraude.

O que é chargeback?

O chargeback é um processo que permite ao titular de um cartão de crédito ou débito contestar uma compra realizada. Se você não reconhece uma transação em sua fatura, ou se não recebeu o produto que comprou, por exemplo, você pode solicitar um chargeback para cancelar a compra e receber o valor de volta.

Como se proteger contra charge backs?

  • Adote medidas de segurança para evitar fraudes em sua loja online;
  • Tenha uma política de troca e devolução clara e transparente;
  • Ofereça um bom atendimento ao cliente;
  • Mantenha um bom histórico de vendas.

Existe outra forma para iniciar no digital com menos risco?

Será que é o fim do sonho de ter sua loja no digital para Jony?

Nesse momento vocês imaginam Jony relativamente desiludido com suas experiências no digital. Foi então que ele conheceu uma plataforma com foco em venda por parceiros. 

Nessas plataforma, Jony podia criar sua loja e seus produtos, contudo toda vez que uma venda ocorre, todo o fluxo de vendas é repassado para um player com e-commerce. Ou seja, todo o fluxo logístico ocorria com a marca parceira.

Melhor ainda, se o cliente reclamar ou quiser devolver, também não é problema do Jony, novamente a marca parceira atende o cliente com uma estrutura sólida de SAC e atendimento ao cliente.

E quanto Jony ganha na operação?

Jony em média ganha 10% da venda, apesar desse percentual ser um pouco menor que o dropshipping, o risco e o trabalho envolvido é muito menor. 

Também, como nenhuma fase da operação de entrega e pós venda fica sob sua responsabilidade, é muito mais fácil.

Também Jony entendeu que a medida em que produzia conteúdos de vídeo fazendo demonstrações do produto, a compra passou a se diferenciar mais pela sua visão única e autentica do produto do que por preço. 

Comparando o modelo de afiliados:

E-commerce próprio DropShipping Afiliados
Aquisição de plataforma Eu pago  Eu pago Não pago plataforma
Produto Compro antecipado e formo estoque Compro quando vendo Não compro
Risco de chargeback Meu risco Meu risco Risco da marca
Risco de devolução do produto (pagar frete da reversa)  Meu risco Meu risco Risco da marca
Marketing e divulgação Eu faço Eu faço Eu faço
Qual produto vendo? Qualquer produto Produto de empresa parceira Produto de empresa parceira
Risco de perda financeira Alto risco Médio risco Baixo Risco