No universo digital, os criadores de conteúdo estão sempre encontrando novas maneiras de conectar marcas e consumidores, especialmente no Instagram. Um nicho que vem crescendo é o dos achadinhos e promoções, onde influenciadores compartilham dicas imperdíveis de produtos com descontos, ajudando seu público a economizar e a descobrir novidades.

Hoje, batemos um papo com a Giulia, criadora do perfil @atal.promo e @giulialeitzke, para entender um pouco mais sobre o que está por trás desse universo. Ela compartilhou como começou, os desafios que enfrenta e as estratégias que usa para crescer nesse mercado competitivo.

O que te inspirou a criar um perfil focado em achadinhos?

Sempre gostei MUITO de testar produtos de beleza (o principal nicho que divulgo). Tudo começou quando fui consultora Natura dos 14 aos 17 anos, quando esse trabalho era feito exclusivamente através de venda direta por revistas. […] Nesse meio, conheci muitas outras mulheres que compartilham dessa mesma paixão. Quando encontrava ofertas imperdíveis, divulgava organicamente nesses grupos, até que algumas pessoas começaram a me pedir dicas de onde encontrar essas promoções e até mesmo a me incentivar a criar meu próprio perfil/canal, então eu pensei: Por que não?”

Quais foram os primeiros passos com criação de conteúdo?

“Definir um nicho,  pesquisar sobre o que estava em alta nas redes sociais e quais formatos geravam mais engajamento, definir a linha editorial (já que sou designer por formação, pra mim, era essencial que a identidade do meu perfil transmitisse o que ele é), utilizar  hashtags relevantes de forma estratégica pra alcançar um público maior e facilitar com que novas pessoas descubram meu perfil e sempre interagir com as  seguidoras.“

Quais os maiores desafios que você enfrentou ou enfrenta?

“Meu maior desafio, até hoje, é conciliar o trabalho CLT com o trabalho no perfil de promoções. E percebo que muitas criadoras também enfrentam esse desafio, principalmente no início. […] Hoje eu consigo valorizar o empenho que coloco em cada um desses trabalhos e me cobrar menos por ainda não ter atingido alguns marcos que almejo. É sempre importante lembrar que seu contexto não é o mesmo que de outros criadores.”

Agora, compartilhe um marco importante que você conquistou

“Um acontecimento recente (e que me marcou muito) foi ter sido top 1 em vendas de O Boticário via Flipnet em junho! Entre tantas criadoras incríveis, consegui me destacar, mesmo tendo um perfil pequeno. Certamente foi uma virada de chave que me confirmou que uma comunidade engajada é ainda mais importante que número de seguidores. Sou muito grata por cada pessoa que compra através dos meus links, utiliza meus cupons e me incentiva a focar cada vez mais nesse mercado que tanto amo <3”

 

Se você também quer se tornar o Top 1 em conversão e ser parceiro de grandes marcas se inscreva nesse link: https://flip.net.br/cadastro/

Como você encontra os produtos que divulga?

“Acesso os principais sites parceiros, navego pelas ofertas vigentes e testo os cupons disponíveis, pra checar se ainda estão ativos e me certificar de que estão funcionando como esperado. Além disso, também participo dos canais de contato direto com as marcas, onde ofertas exclusivas são divulgadas em 1ª mão para as afiliadas, antes de serem divulgadas para o público geral. Dessa forma, garanto que essas ofertas cheguem rapidamente para quem me acompanha.”

Como funcionam as parcerias com as marcas?

“Minhas colaborações atuais variam principalmente entre:

  • Criação de conteúdo UGC: onde recebo os produtos + um valor. Nesse formato, não necessariamente preciso postar o conteúdo no meu perfil. Além disso, existe uma definição prévia de briefing e roteiro que acontece entre o criador e a marca;
  • Permuta + comissionamento: onde me inscrevo em campanhas do meu interesse e, além dos produtos, recebo comissões por todas as vendas efetuadas através das minhas indicações.

As missões do Flipnet são uma excelente oportunidade pra ter um primeiro contato com as marcas e testar os produtos. Além dos produtos, você também recebe comissões por cada conversão gerada, o que pra perfis focados em divulgar produtos e promoções faz todo sentido.”

Quais estratégias você usou para aumentar seu número de seguidores?

“O aumento de seguidores vem principalmente através de Reels com vídeos curtos, com assuntos do momento e que sejam relevantes pra sua audiência. Apesar disso, conteúdos de valor — muitas vezes mais densos e demorados de produzir, são os que mantêm esses seguidores. Por isso, procuro mesclar os formatos. Outro ponto importantíssimo é a frequência e ainda estou em busca dela.”

Você utiliza outras plataformas além do Instagram para promover seu conteúdo?

“Meu principal canal de divulgação é o Telegram (https://t.me/atalpromo), onde consigo compartilhar as promoções com mais agilidade e em tempo real. Recomendo que todas se inscrevam nele! Eu também utilizava o twitter, onde tinha uma audiência considerável. Mais recentemente, comecei a utilizar o threads.”

Quais ferramentas e aplicativos você usa para encontrar promoções e gerenciar seu perfil? 

Google Alerts: Configuro alertas pra palavras-chave relacionadas a promoções e novidades a respeito dos nichos que divulgo;

Instagram: Sigo e acompanho marcas que costumam fazer promoções. Também me informo através do mecanismo de busca e hashtags;

Pinterest: Uma ótima rede pra se inspirar e ficar por dentro das tendências;

Flipnet: É uma das plataformas que utilizo. Nela, consigo acompanhar minhas vendas e extrair insights sobre produtos em alta, o que ajuda a direcionar o foco das divulgações. Além disso, as marcas normalmente oferecem cupons exclusivos via Flipnet, algo que os seguidores sempre pedem.”

Há alguma tendência no mercado de promoções que você está observando?

“Percebo que cada vez mais os consumidores buscam por conteúdos honestos e cotidianos em vez de conteúdos super produzidos feitos por quem está usando um produto pela primeira vez e nem entende sobre os benefícios que ele entrega. Obviamente existem exceções. A tendência é que a criação de conteúdo no formato UGC cresça cada vez mais e perfis menores adquiram mais relevância nesse movimento. Marcas: deem atenção pra esses perfis ☺”

Qual conselho você daria para quem está pensando em começar um perfil de achadinhos e promoções no Instagram?

“Por mais clichê que possa parecer, meu conselho é: apenas comece! Eu fiquei muito tempo me autossabotando e fui de fato criar o perfil anos após surgir a vontade e os pedidos. Nada é perfeito no início, mas as relações vão sendo construídas e a qualidade do seu conteúdo vai melhorando conforme você pratica, dá atenção às necessidades dos seus seguidores e se habitua ao mercado.”

Há algo mais que gostaria de compartilhar sobre sua experiência ou sobre o mundo das promoções no Instagram?

“Agradeço à equipe Flipnet pela oportunidade e estou disponível em ambos os perfis (@atal.promo e @giulialeitzke) pra trocar ideia com criadoras e criadores de conteúdo! Tem espaço pra todo mundo nesse meio e a jornada é mais interessante e recompensadora quando trilhamos ela com pessoas que genuinamente torcem pelas outras. Contem comigo até a próxima!”

Conclusão: 

Essas dicas são valiosas, agradecemos muito a Giulia por essa entrevista. E se você quer descobrir como criar o seu perfil de achadinhos do zero, separamos um passo a passo simples e incrível para você. Acesse: https://mag.flip.net.br/blog/como-criar-o-meu-perfil-de-achadinhos-do-zero/